No passado dia 14 de setembro, a escola recebeu os novos alunos e foi visitada pela Senhora
Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa.
Os alunos do Clube de Jornalismo registaram esse momento e realizaram algumas entrevistas.
Entrevistas a novos alunos:
1ª
P: Estavas à espera desta receção?
R: Não.
P: O que
achaste da escola até agora? E dos alunos mais velhos?
R: A escola é
moderna, as instalações são boas e os alunos são simpáticos.
P: Vais para que ano?
R: Para o sétimo.
P: E quais as
tuas expetativas?
R: Dizem que
os professores são exigentes…Tenho algum receio.
P: Já conheces
alguém que ande nesta escola?
R: Sim, o meu
irmão anda cá, no décimo segundo ano.
2ª
P: Gostaram da
atuação a que assistiram?
R: Sim, foi muito gira.
P: Qual é a
vossa primeira impressão da escola?
R: É enorme, muito grande!
P: Já tinham ouvido falar da escola. É parecida
com o que estavam à espera?
R: Tinham-nos dito que aqui só havia betinhos, que nós nos
íamos tornar betinhos e convencidos. Mas até ver, é o contrário do que nos
disseram.
P: E já
conhecem cá alguém?
R: Sim, o meu irmão. / Sim, conheço algumas
pessoas.
3ª
P: O que pensam
desta receção aos alunos?
R: Está a ser
muito boa e divertida, especialmente a parte da música.
P: E o que
acharam da escola?
R: É grande, o material é fixe. (risos) Gosto do
estilo da escola.
P: Que ideia
tinham da escola antes de virem para cá?
R: A minha
irmã anda na escola e já me tinha explicado como é. É muito fixe!
Entrevista à Senhora Ministra:
P: Senhora
Ministra, sabemos que frequentou esta escola. A escola afetou ou influenciou o seu
percurso de vida?
R: Toda a
escola afeta o nosso percurso. Mesmo que pensemos que certo tipo de
aprendizagem não nos vai ser útil, porque seguimos outro rumo na vida, há um
momento em que temos de nos lembrar que aprendemos latim, que conseguimos
perceber uma palavra porque a sua origem é grega e que, em tempos, aprendemos
grego. Portanto, é um conhecimento que se acumula: o que aprendemos agora, não
vamos aprender noutra fase da vida. Todo o percurso que nós fazemos na escola,
desde o primeiro ano de escolaridade, afeta a nossa vida até ao fim.
P: Hoje, já
não temos nem latim nem grego aqui na escola…
R: Dei o
exemplo do latim e grego, mas podia dar o da física ou da matemática. Mesmo que
sejam biólogos ou economistas vão necessitar dos conhecimentos adquiridos na
escola. Por exemplo, vocês pretendem seguir o quê?
R: Relações Internacionais.
P: Se for para
Relações Internacionais, suponha que tem de negociar um acordo relacionado com
a questão das alterações climáticas. Vai ter que usar o seu conhecimento de
biologia, ou de química, ou de física, muitos conhecimentos que não desenvolveu
no seu ensino superior, mas que lhe ficaram do ensino básico ou secundário.
Portanto, todo o empenho e todo o rigor que colocamos na escola é muito
importante. Outra coisa que se aprende na escola, e se aprende desde cedo, é o
método, a atenção, os conhecimentos básicos que são tão importantes,
nomeadamente o saber escrever bem
português, independentemente da vossa opção profissional na vida.
R: O que encontrou
de diferente na escola que conheceu como estudante?
P: Esta parte do edifício em que estamos agora
não existia, mas quando vi a parte velha, verifiquei que os armários da velha
biblioteca são os mesmos e o chão que pisamos também é o mesmo chão que eu
pisei quando cá andei. A principal diferença é que a escola é agora muito mais
livre do que era no meu tempo. Eu andei aqui antes do 25 de Abril, havia
restrições que vocês nem imaginam. Não havia clube de jornalismo, não havia
escola mista, não havia associação de estudantes, não podíamos vir de calças
para a escola, muito menos de calções. Tínhamos de andar de meias mesmo no
verão e se não o fizéssemos eramos mandadas para casa para as calçar. São
pequenos detalhes, mas que demonstravam que a liberdade não passava por aqui. Hoje,
vocês têm uma escola mais criativa, os livros são de mais fácil acesso – comparem
a biblioteca nova com a biblioteca antiga. Creio que o que se mantem do meu
tempo é que é uma escola em que se aprendia e aprende muito. Guardo desta
escola uma cultura de rigor, uma cultura de grande exigência no ensino, naquilo
que nos exigiam e naquilo que nos ensinavam. Ser uma escola considerada de
grande qualidade acho que é o ponto de contacto daquilo que foi a minha escola
e é hoje a vossa escola, com vantagem para vocês que têm muitas coisas que eu
não tive.
P: Para
terminar, gostaria de deixar uma mensagem aos novos alunos?
R: Estudem e
divirtam-se na escola, participem nas tarefas coletivas, porque isso também é
aprendizagem, mesmo quando não conta para a nota, mesmo quando não são
classificadas. Juntar-se ao clube de jornalismo, pertencer a uma associação de
estudantes: faz tudo parte da nossa formação e ser-vos-á muito útil na vossa
vida profissional. Se um dia se lembrarem destas palavras, vão-me dar razão.
P: Obrigada,
Senhora Ministra.
Momento da entrevista à Senhora Ministra pelo Clube de Jornalismo
Momento da visita à escola pela Senhora Ministra
Momento musical da receção aos alunos do 7ºano
Momento de dança na receção aos novos alunos da escola
Panorâmica geral da receção
Preparação da apresentação musical
Parabéns pela iniciativa!
ResponderEliminarEsperamos por mais notícias e fotografias.
Obrigada!
ResponderEliminarEstamos empenhados em continuar.