À Conversa Com...

No âmbito da comemoração do centenário da nossa Escola, vão decorrer sessões de conversas com antigos alunos. Pretende-se com esta iniciativa a reconstituição da história e das histórias desta instituição secular.
No passado dia seis de novembro, pelas dezoito horas e quarenta e cinco minutos, teve lugar a primeira sessão. As antigas alunas, Maria Beatriz, Maria Carmina e Maria Teresa, disponibilizaram-se para participar e partilhar as suas vivências e memórias da Escola Secundária Infanta D. Maria.
Na plateia, estiveram presentes alunos, professores e pais, que ouviram com toda a atenção as palavras destas alunas. Durante a conversa, sucederam-se as intervenções, conferindo ao encontro um caráter informal. Falaram-nos do respeito que todas tinham pelas professoras. Disseram-nos que, ao contrário do que hoje acontece, não havia lugar para o confronto de ideias entre alunos e professores e que era impensável questionar o que quer que fosse. Lembraram que este era o Liceu onde  a população era exclusivamente feminina: só havia professoras, alunas e funcionárias. Relembraram as batas e as regras que tinham de cumprir, e que, por vezes, infringiam.
Quando questionámos o que aconselhavam aos alunos e alunas, responderam com duas palavras:
“Verdade e paz”. Explicaram que a vida tem de ser regida por estes princípios, pois, desta forma, podemos ter uma vida sem arrependimento e sem conflitos.
Esta foi uma conversa que nos deixou um sentimento de nostalgia, porque nos fez questionar que memórias iremos guardar no futuro e que histórias irão ser as nossas. Por isso, com a presença destas três senhoras, que se mantêm alegres e positivas, e a quem agradecemos a presença, convidamos toda a comunidade escolar a participar nas próximas conversas e a celebrar os cem anos de vida da nossa Escola.

                                Joana Figueiredo e Maria Luísa Henriques -11ºG
                                                      (Oficina de jornalismo)






Sem comentários